Dicas para escolher melhor suas cortinas e deixar seu ambiente mais harmonioso. Como o mercado apresenta vários tipos de tecidos e diversas opções de cores, é realmente uma tarefa bem difícil para escolher e falar: é esta a cortina ideal! Bom, mas antes da compra da cortina é preciso saber alguns detalhes e truques. Espero ajudar vocês.
Medir bem a largura e altura da janela. Eu sempre sugiro uma folga de tecido para a cortina ficar bem cheia e não faltar pano nas laterais. Exemplo: Se a janela tem a largura de 3 metros, pode deixar uma folga de 20 cm para cada lado. Peça sempre esta folga para as empresas que forem instalar as cortinas.
Uma das sustentações mais práticas e fáceis, pois o varão é fixado direto na parede e pode ser encontrado em diversos acabamento como: cromado, madeira e pintado com tintas. Neste caso, para obter o tamanho certo do varão tire a medida da janela e deixe uma folga de aproximadamente 20 cm de cada lado. Assim, o tecido da cortina não fica muito justo e facilita o fechamento.
Se você tem cortina em casa, a preocupação é sempre a mesma: como lavá-la e mantê-la sempre limpa e bem cuidada? Isso porque no dia a dia a peça fica exposta a ação do sol e em contato direto com a poeira, servindo como barreira para impedir a entrada desses elementos no ambiente. Para conservar sua cortina e evitar o acúmulo de sujeira é muito simples, basta seguir as dicas que preparamos pra você:
1 – Uma cortina bem cuidada pode durar até 10 anos, para evitar os danos causados pelo sol, utilize um forro ou até mesmo um blecaute para proteção.
2 – A lavagem completa de cortinas deve ser feita de uma a duas vezes por ano, dependendo da necessidade e do ambiente em que ela se encontra. O processo pode ser realizado em casa ou na lavanderia, mas evite a lavagem a seco, pois pode danificar o tecido.
3 – Em casa, a cada 10 ou 15 dias, use o aspirador para retirar o pó acumulado.
4 – Antes da lavagem retire as argolas e todo tipo de acessório existente, aproveite para verificar se há itens necessitando de troca e/ou manutenção.
5 – Na máquina de lavar, coloque somente a cortina, o forro e outras peças devem ser lavados separadamente. Para o blecaute utilize somente esponja e sabão neutro. Alguns tipos de blecautes não podem ser molhados, informe-se antes se este é o caso do seu. Caso a peça esteja muito suja, deixe-a de molho por até 40 minutos. Evite água quente que pode encolher certos tipos de tecido. Se possível não centrifugue.
6 – Para a limpeza ser completa o suporte da sua cortina também deve passar por esse processo. O varão pode ser limpo com pano úmido, para os trilhos prefira o aspirador de pó.
7 – A cortina deve secar à sombra, ou até mesmo no próprio varão ou trilho, o que ajuda a dar caimento à peça. Para acelerar a secagem, deixe a janela aberta.
8 – Tecidos sintéticos são mais fáceis de lavar, no caso de fibras naturais utilize o aspirador de pó para limpeza.
9 – Dicas caseiras: use bicarbonato de sódio para clarear o tecido branco, água fervida com vinagre evita a ferrugem das peças, lustra móveis ou óleo de cozinha podem ser usados para dar brilho aos acessórios de madeira.
10 – As cortinas em linho, xantungue, algodão puro e seda podem desbotar e encolher, quando lavadas em casa. Já as peças em renda necessitam ser embaladas em um saco de proteção antes de ir à máquina. Cortinas em veludo devem ser escovadas com um pano de camurça, umedecido em água morna.
Em busca do caimento perfeito e total harmonia com o ambiente, sua cortina deve obedecer algumas regrinhas básicas para deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante.
Então vamos começar por uma das maiores dúvidas de quem deseja ter uma cortina: o comprimento. Será que a cortina deve chegar até o chão?
Na verdade não existe uma resposta definida para essa pergunta, afinal a escolha do comprimento vai depender do gosto pessoal de cada um. No entanto, indicamos o uso de cortinas que vão até o chão, isso garante um visual mais elegante e imponente. Além disso, a alternativa alonga o pé-direito e dá a sensação de amplitude ao local. Só um alerta: evite ultrapassar 4 cm de arraste no chão, pois o excesso de tecido contribui para o acúmulo de sujeira e prejudica a circulação das pessoas.
No caso das cortinas curtas, elas devem ser usadas somente se houver algum móvel que impeça o caimento total da peça. Isso é muito comum no quarto dos bebês, na cozinha e em escritórios.
* Liquido: absorva imediatamente com papel absorvente para absorver o excesso e pano úmido com sabão neutro ou de coco.
* Sólido: raspe suavemente o máximo de material, não esfregue.
Em qualquer caso, limpe sempre das beiradas da mancha para o centro, para evitar que ela aumente.
Não use tira-manchas ou qualquer outro produto químico antes de limpar bem ( o máximo ) os resíduos sólidos.
Você pode começar por estas dicas:
1 – Use creme de barbear. A espuma é um ótimo removedor e sua ação é instantanea.
Lave em seguida com água morna, e seque com papel absorvente.
2 – passe água mineral, deixe ficar alguns segundos e sugue com uma esponja ou pressione com um pano seco sobre o local.
Mantenha o ambiente arejado após estes procedimentos.
Use duas colheres de sopa de detergente, três de vinagre em um litro de água morna.
Vá passando e tirando embebendo em pano limpo, até que fique bem seco.
Depois, lave com água natural ou cristal e seque com papel absorvente.
Passe água mineral, deixe ficar alguns segundos e sugue com uma esponja.
Em todos os casos limpe muito bem os resíduos antes de utilizar o tira-manchas.
Uma formula muito usada…
* duas colheres de sopa de detergente
* três de vinagre em um litro de água morna.
Passe no local com um pano embebido nesta mistura, em seguida vá retirando o excesso pressionando com um pano seco e limpo o local.
Finalmente passe com um pano embebido em água limpa e retire o máximo pressionando com outro pano seco.
Coloque sobre o local uma toalha seca com um peso por cima e va trocando as toalhas á maneira que estas ficarem molhadas (úmidas), até secar completamente.
* 1 litro de água morna, 1 colher das de sopa de vinagre branco, sabão neutro.
Para tapetes desenhados, usar a receita doméstica em 1º lugar, seguido de limpeza com benzina, sempre com pano branco e limpo.